PROJETO
ÁGUA E SEGURANÇA ALIMENTAR
Objetivo Geral:
Reconhecer a importância da água e como a mesma contribui para toda a
vida do Planeta.
- Perceber
que a água contribui de forma significativa para a saúde de todos e que
ela é indispensável para obtermos uma alimentação e consequentemente vida
saudável;
- Reconhecer
os locais onde encontramos água, que ela é fundamental para a vida de
todos os seres vivos e como podemos preservá-la;
- Promover ações que desenvolvam atitudes conscientes à respeito da água;
- Identificar o que pode acontecer caso não tenha-se uma boa higiene;
Atividades
realizadas
·
Produção de história coletiva a partir de
sequencia de imagens (o que precisa para plantar sementes);
·
Plantio da semente do feijão em algodão e
reflexão sobre o que é necessário para que haja a germinação (elaboração de
tabela para acompanhar o crescimento);
·
Construção do boneco de alpiste para demonstrar
a importância da água e do sol para o crescimento das sementes;
·
Apresentação de vídeo sobre a importância da
água para todos os seres vivos, onde encontramos a mesma na natureza e o que
dela podemos retirar;
·
Alfabeto das frutas (power point);
·
Resolução de problemas envolvendo os preços das
frutas nos mercados;
·
Caça-palavras das frutas apresentadas nos
slides;
·
Frutas embaralhadas (descobrir as frutas
escritas utilizando o alfabeto móvel);
·
Entrevista com alunos sobre suas frutas
preferidas (levantamento de dados e construção de gráfico);
·
Salada de frutas na escola ( discussão de
atitudes que devemos ter para prevenir e evitar a contaminação dos alimentos);
·
Elaboração de calendário com informações sobre a
época de cultivo das frutas e hortaliças;
·
Produção de lista com atitudes necessárias para
um boa alimentação e como a água pode contribuir neste processo; (construção de
livrinho individual com as questões levantadas);
·
Música: Lava uma mão lava outra (Arnaldo
Antunes) e reflexão sobre a mesma;
·
Música: Peixe Vivo (refletir sobre como a água
deve estar para que os animais aquáticos vivam bem);
·
Dobradura do peixe e montagem de painel que
represente um rio limpo;
- Músicas;
- Panfleto;
- Receita;
- Calendário;
- Lista;
- Entrevista;
- Gráfico;
- Mídias;
- Conto;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/91646/
ANEXOS:
Músicas:
Lavar As Mãos
Uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma
Depois de brincar no chão de
areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
A doença vai embora junto com
a sujeira
Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma
Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma
A segunda, terça, quarta,
quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma
Peixe
Vivo
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
SALADA DE FRUTAS
PLANTIO DE FEIJÃO
FRUTAS COM MASSINHA
GRÁFICO COM RESULTADO DA PESQUISA
SOBRE AS FRUTAS PREFERIDAS
BONECO FEITO DE ALPISTE
CALENDÁRIO COM AS FRUTAS TÍPICAS
DE CADA MÊS
Nenhum comentário:
Postar um comentário