terça-feira, 15 de maio de 2012


PROJETO ÁGUA E SEGURANÇA ALIMENTAR

Objetivo Geral:

Reconhecer a importância da água e como a mesma contribui para toda a vida do Planeta.

 Objetivos específicos:

  • Perceber que a água contribui de forma significativa para a saúde de todos e que ela é indispensável para obtermos uma alimentação e consequentemente vida saudável;
  • Reconhecer os locais onde encontramos água, que ela é fundamental para a vida de todos os seres vivos e como podemos preservá-la;
  • Promover ações que desenvolvam atitudes conscientes à respeito da água;
  • Identificar o que pode acontecer caso não tenha-se uma boa higiene; 

Atividades realizadas 

·                     Produção de história coletiva a partir de sequencia de imagens (o que precisa para plantar sementes);

·                     Plantio da semente do feijão em algodão e reflexão sobre o que é necessário para que haja a germinação (elaboração de tabela para acompanhar o crescimento);

·                     Construção do boneco de alpiste para demonstrar a importância da água e do sol para o crescimento das sementes;

·                     Apresentação de vídeo sobre a importância da água para todos os seres vivos, onde encontramos a mesma na natureza e o que dela podemos retirar;

·                     Alfabeto das frutas (power point);

·                     Resolução de problemas envolvendo os preços das frutas nos mercados;

·                     Caça-palavras das frutas apresentadas nos slides;

·                     Frutas embaralhadas (descobrir as frutas escritas utilizando o alfabeto móvel);

·                     Entrevista com alunos sobre suas frutas preferidas (levantamento de dados e construção de gráfico);

·                     Salada de frutas na escola ( discussão de atitudes que devemos ter para prevenir e evitar a contaminação dos alimentos);

·                     Elaboração de calendário com informações sobre a época de cultivo das frutas e hortaliças;

·                     Produção de lista com atitudes necessárias para um boa alimentação e como a água pode contribuir neste processo; (construção de livrinho individual com as questões levantadas);

·                     Música: Lava uma mão lava outra (Arnaldo Antunes) e reflexão sobre a mesma;

·                     Música: Peixe Vivo (refletir sobre como a água deve estar para que os animais aquáticos vivam bem);

·                     Dobradura do peixe e montagem de painel que represente um rio limpo;

 Gêneros trabalhados:

  • Músicas;
  • Panfleto;
  • Receita;
  • Calendário;
  • Lista;
  • Entrevista;
  • Gráfico;
  • Mídias;
  • Conto;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  Segurança Alimentar- Sua saúde dia a dia. Autoria protegida pela Lei 9.610/98.
http://letras.terra.com.br/arnaldo-antunes/91646/
ANEXOS:


Músicas:

Lavar As Mãos


Uma
Lava outra, lava uma
Lava outra, lava uma mão
Lava outra mão, lava uma mão
Lava outra mão
Lava uma

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira
Verme, bactéria, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma

A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma

Peixe Vivo


Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria

Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia

SALADA DE FRUTAS
PLANTIO DE FEIJÃO 
 FRUTAS COM MASSINHA
 GRÁFICO COM RESULTADO DA PESQUISA
SOBRE AS FRUTAS PREFERIDAS
 BONECO FEITO DE ALPISTE
 CALENDÁRIO COM AS FRUTAS TÍPICAS
DE CADA MÊS

Nenhum comentário:

Postar um comentário