A educação necessita de mudanças que inovem a
maneira de pensar e agir das pessoas. Com este objetivo, a Comissão
Internacional sobre Educação, coordenada por Jacques Delors, elaborou, como
parte do relatório da UNESCO, os Quatro Pilares da Educação Mundial.
Não basta, de fato, que cada um acumule
no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa
abastecer-se indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar
e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar,
aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um
mundo em mudança. (DELORS, 1996, p. 89)
No ensino tradicional foca-se quase que
exclusivamente no Aprender a Conhecer, onde
o professor é um transmissor de conhecimento e não há participação efetiva do
aluno. É importante lembrar que, todos os Quatro Pilares devem estar
interligados e que todos tem sua importância, desde que trabalhados
conjuntamente.
O aluno precisa aprender
a conhecer, desde que este aprender esteja conectado com a realidade e
instigue o mesmo a desenvolver a curiosidade e o pensamento crítico. Segundo
Delors (1996, p.91):
“O aumento dos saberes, que permite
compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos, favorece o
despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crítico e permite compreender
o real, mediante a aquisição de autonomia na capacidade de discernir”.
O Aprender a
Fazer faz completa relação com o Aprender
a Conhecer, sendo que o objetivo do aprender a fazer, é contribuir para que
o aluno possa por em prática o que conheceu, contribuindo assim para sua
formação pessoal e profissional. Dessa forma, o ensino não fica restrito ao
conhecimento por si só, mas terá uma finalidade, um objetivo a ser utilizado.
O conhecimento adquirido e colocado em prática é fundamental
para a formação intelectual das pessoas, mas, saber respeitar a individualidade
de cada um, entender que os conhecimentos e valores culturais são diferentes, é
um grande desafio da atualidade. Como dizia Paulo Freire, Não há saber mais ou
saber menos: Há saberes diferentes.” Para isso, é preciso Aprender a Conviver, entender que a diversidade existe, que deve
ser respeitada e que com ela podemos aprender e muito. Que cada qual, traz
consigo experiências que só aumentam a diversidade cultural de todo o povo.
Vivendo de forma pacífica e respeitando os diversos saberes, seguimos rumo a um
mundo melhor.
Para concluir, o Aprender a Ser, que engloba todos os aspectos, desde os cognitivos
e emocionais, fazendo com que o indivíduo se perceba como parte do mundo e saiba
com isso, respeitar e viver em sociedade.
Os Quatro Pilares da Educação, juntos, contribuem de
forma significativa na formação de cidadãos capazes de desenvolver o pensamento
crítico, com argumentos científicos (aprender
a conhecer); de criar e desenvolver
muitas tarefas, com grande habilidade técnica (aprender a fazer); relacionar-se com o outro, respeitando e
valorizando suas diferenças culturais, diminuindo assim a violência e o
preconceito (aprender a conviver);
perceber-se no mundo, como parte dele e não seu dono, relacionando-se
positivamente com toda a sociedade (aprender
a ser);
REFERÊNICAS
BIBLIOGRÁFICAS
CAVICHIOLI,
Elisete. Caderno de Estudos: Legislação
e Direito Educacional. Programa de Pós- Graduação EAD.
Os Quatro Pilares da Educação.
Disponível em http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm Acesso em 06/05/12
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