terça-feira, 15 de maio de 2012

Inclusão ou Exclusão?


A inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular é lei e deve ser um direito garantido a todas as pessoas que dela necessitem. Infelizmente, a escola, muitas vezes não está preparada para atender estes alunos, como afirma o Governo Federal em suas propagandas “enganosas”. E quando digo que a escola não está preparada, é em todos os sentidos que me refiro: questões de acessibilidade (estruturas físicas inadequadas), questões pedagógicas (como trabalhar com estes alunos, mesmo tendo professor de apoio), mas principalmente, o preconceito, maior barreira encontrada na escola. "É apenas com o coração que se pode ver direito; o essencial é invisível aos olhos." (Antoine de Saint Exupéry).

Na maioria das escolas, é visível a falta de apoio que há em atender crianças que tenham necessidades especiais. Penso que isso se deve ao fato de que para atendê-los é preciso sair do comodismo, buscar estratégias diferenciadas, adaptar materiais e adaptar-se ao novo, fato que é difícil, pois mudanças exigem novas posturas e traz inseguranças. A escola ainda acredita que só os portadores de necessidades especiais são diferentes, e tratam todos os outros como “normais” e “iguais”, fato que não é verdadeiro, porque todos tem suas especificidades. "Quando perdemos o direito de ser diferentes perdemos o privilégio de sermos livres". (anônimo)

É preciso pensar a escola como um espaço para a construção da cidadania, para a socialização, valorização e respeito mútuo. Estes valores vão além de ensinar simplesmente o código escrito e por isso, a escola que se propõe a possibilitar a formação para a cidadania deve ter, por pressupostos teóricos fundamentais, a gestão democrática, a autonomia da escola e a construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico. Vemos, assim, a escola como cumpridora de sua função social, seu verdadeiro papel político-institucional, afirma Ferreira (2000, p. 304).

A gestão democrática da educação é, hoje, um valor já consagrado no Brasil e no mundo, embora ainda não totalmente compreendido e incorporado à prática social global e à prática educacional brasileira e mundial. É indubitável sua importância como um recurso de participação humana e de formação para a cidadania. É indubitável sua necessidade para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É indubitável sua importância como fonte de humanização. (FERREIRA, 2000, p. 167)

E pensando na perspectiva contemporânea de administração escolar é preciso ter respaldo na participação de todos os integrantes da escola, podendo, assim, construir coletivamente a cidadania, constituindo-se na gestão democrática.
 

Gestão é administração, é tomada de decisão, é organização, é direção. Relaciona-se com a atividade de impulsionar uma organização a atingir seus objetivos, cumprir sua função, desempenhar seu papel. Constitui-se de princípios e práticas decorrentes que afirmam ou desafirmam os princípios que as geram. Estes princípios, entretanto, não são intrínsecos à gestão como a concebia a administração clássica, mas são princípios sociais, visto que a gestão da educação é responsável por garantir a qualidade de uma “mediação no seio da prática social global” (SAVIANI, 1980, p. 120), que se constitui no único mecanismo de hominização do ser humano, que é a educação, a formação humana de cidadãos. (FERREIRA, 2000, p. 306-7).

  

A escola deve ser para todos, independente de classe social, crença, cor ou capacidade física ou mental. Não é o professor ou administrador que vai decidir ou escolher se quer trabalhar com este aluno. Simplesmente é um direito dele que seja respeitado e valorizado na escola em que está inserido e é ela que vai possibilitar a formação do humano. Arroio (2005) enfatiza que não nascemos humanos, mas nos tornamos humanos na presença de outros humanos.
 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 Historicizando brevemente: da administração empresarial à gestão democrática. Disponível em http://www2.videolivraria.com.br/pdfs/14857.pdf.  Acesso em 07/04/12


SILVA. Maria A. de O. Caderno de Estudos: Administração Escolar. Programa de Pós-graduação EAD.
 

Blog: Deficiência e Inclusão Social. Disponível em http://deficienciavisualsp.blogspot.com.br/2009/04/blog-post.html. Acesso em 07/04/12


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