Estudar o nome é muito importante
para as séries de alfabetização. Muitos conteúdos podem ser explorados com o
nome de cada criança. Pensando nisto, as turmas do 1° ano A e B, puderam de
forma divertida estudar seu nome e as letras que o compõe.
A atividade desenvolvida foi a de
que cada aluno desenhasse círculos e neles escrevesse cada letra no seu nome.
Depois, com um dos círculos, formasse a cabeça da centopeia e fizesse as partes
que a compõe (olhos, boca, nariz, antenas, pernas, etc.).
Finalmente, os círculos foram colados
em papel pardo, formando assim, o nome de cada um. Ao término da montagem, fomos
ao pátio da escola e medimos com passos todos os nomes juntos, depois separados
por sexo, entre outras atividades.
Com esta dinâmica, foi possível
fazer com que as crianças pudessem trabalhar os seguintes conteúdos:
·
Coordenação motora fina: no desenho e recorte de
círculos para fazer a centopeia;
·
Coordenação motora ampla: na contagem de passos
com todos os nomes dispostos no chão;
·
Letra inicial e final: na análise se seu próprio
nome;
·
Noção de maior e menor: na análise dos nomes
juntos para medição;
Professora
Adriana Fischer Ribeiro
Escola
Georgina de Carvalho Ramos da Luz
Nenhum comentário:
Postar um comentário