quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Direito de brincar através de brinquedos não estruturados


Toda criança tem direito a brincar. É na brincadeira que as crianças conhecem a si mesmas a aos outros, descobrem o mundo e exercitam novas habilidades. No brincar criam vinculo e estratégias para conflitos individuais e coletivos, fazendo com que aumente assim, a auto-estima.

As brincadeiras permitem à criança desenvolver-se nos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos. Quando brincam, as crianças se tornam menos agressivas e tem relacionamentos mais seguros com suas famílias.

É por isso, que a escola deve valorizar o brincar, fornecendo aos alunos diferentes e frequentes momentos que permitam aos mesmos as mais diferentes formas de brincadeiras, com materiais que não precisam ser necessariamente brinquedos caros, eletrônicos, pois muitas vezes estes não estão ao alcance de todos. Oficinas de brinquedos podem ser desenvolvidas nas escolas, pois há muitos materiais de baixo custo, que podem ser utilizados para a fabricação de jogos e outros objetos lúdicos, onde os próprios alunos são os criadores. Nestas oficinas, que devem ser bem planejadas, os alunos podem desenvolver sua criatividade, permitindo que os mesmos aprendam brincando.

Infelizmente, na vida moderna, a brincadeira está virando artigo escasso, até mesmo na escola. Não podemos deixar de valorizar os momentos lúdicos no espaço escolar, pois quem brinca na infância aprende a encontrar soluções criativas no trabalho, nos relacionamentos da vida adulta.


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