Toda criança tem direito a
brincar. É na brincadeira que as crianças conhecem a si mesmas a aos outros,
descobrem o mundo e exercitam novas habilidades. No brincar criam vinculo e
estratégias para conflitos individuais e coletivos, fazendo com que aumente
assim, a auto-estima.
As brincadeiras permitem à
criança desenvolver-se nos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos. Quando
brincam, as crianças se tornam menos agressivas e tem relacionamentos mais
seguros com suas famílias.
É por isso, que a escola deve
valorizar o brincar, fornecendo aos alunos diferentes e frequentes momentos que
permitam aos mesmos as mais diferentes formas de brincadeiras, com materiais
que não precisam ser necessariamente brinquedos caros, eletrônicos, pois muitas
vezes estes não estão ao alcance de todos. Oficinas de brinquedos podem ser
desenvolvidas nas escolas, pois há muitos materiais de baixo custo, que podem
ser utilizados para a fabricação de jogos e outros objetos lúdicos, onde os
próprios alunos são os criadores. Nestas oficinas, que devem ser bem
planejadas, os alunos podem desenvolver sua criatividade, permitindo que os
mesmos aprendam brincando.
Infelizmente, na vida
moderna, a brincadeira está virando artigo escasso, até mesmo na escola. Não
podemos deixar de valorizar os momentos lúdicos no espaço escolar, pois quem
brinca na infância aprende a encontrar soluções criativas no trabalho, nos
relacionamentos da vida adulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário