quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cidadania- Adriana Fischer Ribeiro


A cidadania se faz através de conhecimento, não importando de onde ele venha. Acredito que as novas tecnologias, se utilizadas com objetivos claros, pode contribuir e muito para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. Hoje, estamos inseridos em uma sociedade completamente tecnológica, que nos instiga a buscar recursos para que possamos acompanha-la, por isso, acredito que este curso é de extrema importância para mim, enquanto educadora, pois promove minha inserção neste campo tão vasto que é a informática. Há muitos limites a serem ultrapassados, mas como diria Carlos Drummond de Andrade: "São as pedras no meio do caminho". Penso que são os limites que nos fazem crescer, e principalmente, são eles que nos tornam cidadãos mais comprometidos, e este é meu objetivo principal, enquanto educadora que sou, contribuir para a formação de pessoas comprometidas, responsáveis e justas, que passem de seres passivos para ativos, que colaborem para a melhora da sociedade, que lutem por seus direitos e saibam cumprir com seus deveres. Só assim, teremos uma sociedade mais justa e igualitária.

A cidadania se faz através de conhecimento, não importando de onde ele venha. Acredito que muita coisa precisa ser mudada, antigos valores devem ser resgatados. Hoje, tudo é muito superficial, passageiro e este fato, nada contribui para a formação da cidadania. Muita informação, mas pouco conhecimento, muita ação e pouca reflexão.

Penso que as novas tecnologias, se utilizadas com objetivos claros, pode contribuir e muito para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. Hoje, estamos inseridos em uma sociedade completamente tecnológica, que nos instiga a buscar recursos para que possamos acompanha-la, por isso, acredito que este curso é de extrema importância, pois promove minha inserção neste campo tão vasto que é a informática. Há muitos limites a serem ultrapassados, mas como diria Carlos Drummond de Andrade: "São as pedras no meio do caminho". Penso que são os limites que nos fazem crescer, e principalmente, são eles que nos tornam cidadãos mais comprometidos, e este é meu objetivo principal, enquanto educadora que sou; contribuir para a formação de pessoas responsáveis e justas, que passem de seres passivos para ativos, que colaborem para a melhora da sociedade, que lutem por seus direitos e saibam cumprir com seus deveres. Só assim, teremos uma sociedade mais justa e igualitária. Somente a educação pode promover a cidadania. A educação nas famílias e na escola. Nós professores, devemos estar atentos às mudanças que ocorrem para influenciar nossos alunos, de forma positiva na melhora da educação.

Para isso, o planejamento, a reflexão da prática pedagógica são fundamentais neste processo. De nada adianta ter acesso à tecnologia, se não temos objetivos claros para trabalhar com a mesma. Devemos ser formadores de conhecimento e não transmissores de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário