Nossa vida gira em torno da matemática e o tempo, tão
precioso nos inspira a pensar e estudar cada vez mais.
Pensando nisso, montamos um relógio “analógico” de
brincadeira, mas que é coisa séria, porque aprender sobre o relógio, entender o
que são as horas, minutos e segundos, perceber quais as funções dos ponteiros e
como fazer o registro das horas é algo muito importante a ser estudado. Além
disso, saber o horário que inicia e termina a aula, o momento do recreio, a hora
do almoço, jantar, dormir e acordar são informações preciosas e que levam os
alunos a pensar sobre a rotina do dia e da noite.
Para elaborar o relógio, fiz a cópia do mesmo, cada
criança coloriu, recortou, colou e no prato de papelão, depois coloquei
parafusos para que os ponteiros pudessem ser movimentados, registrei o valor
dos minutos por fora do relógio e estudamos e discutimos juntos sobre como
acontece o movimento dos ponteiros e o que cada um informa. Os alunos foram
desafiados a descobrir as horas que eu ia mostrando e assim houve muita troca,
muita aprendizagem, de forma lúdica e divertida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário