quinta-feira, 23 de junho de 2016

Telefone sem fio

Você sabe como funciona o telefone sem fio de brinquedo? 
A turma do primeiro ano aprendeu como funciona. 
Com a ajuda da professora, foram construídos os telefones de brinquedo e depois cada qual pode levá-los para casa e se divertir. Os brinquedos foram produzidos somente com copinhos de plástico e barbante. Depois foi lido e discutido o texto que segue abaixo, para que todos entendessem como acontece o som no telefone. 

















O som se propaga através de ondas sonoras e essas pequenas ondas vão correr pelo fio. Por isso, a brincadeira só funciona quando o fio está bem esticado. Se você segurá-lo com o dedo, vai perceber que também não dá certo,porque as ondas vão ser barradas.



No caso das ondas que se propagam pelo ar, acontece um fenômeno bem parecido, só que invisível. Portanto, quando um objeto vibra, faz com que as camadas de ar ao seu redor se movimentem, agitando as camadas vizinhas e assim por diante.




As ondas sonoras, além de invisíveis, são também muito rápidas, porém não instantâneas. O som demora um tempo para ir de um lugar a outro. Já notou que quando vemos um raio, leva algum tempo para escutarmos o som do trovão? Isso acontece porque o som leva alguns segundos para percorrer a distância entre o lugar em que o raio ocorreu e o lugar onde estamos.

O som perde força, pois, como se propaga em todas as direções, perde intensidade. No entanto, existe um modo de evitar isso: fazendo com que caminhe dentro de um tubo. Esse tubo pode ser de plástico, borracha ou metal, com alguns centímetros de diâmetro.

Ao falarmos em uma das extremidades de um tubo, produziremos ondas sono
ras que passarão por ele sem se espalhar, mantendo, praticamente a mesma intensidade e fazendo com que a pessoa na outra ponta do tubo, a uma distância de 100 metros, por exemplo, ouça perfeitamente o que se diz, sem a necessidade de gritar.





FONTE:
http://www.fundacaotelefonica.org.br/Arte-e-Tecnologia/Memoria-Telefonica-Funcionamento-do-Telefone.aspx





Nenhum comentário:

Postar um comentário