domingo, 1 de maio de 2011

Relatório sobre Projeto: Nossas Águas

Relatório sobre o projeto “Água”

As crianças realizaram as atividades com muito empenho e curiosidade. Trouxeram os materiais solicitados para a construção do terrário e puderam observar o ciclo da água, bem como os estados físicos da mesma. Neste processo de construção, fizeram o levantamento de várias hipóteses e questionamentos como:
·        É preciso ter plantas no terrário?
·        Irá formar nuvens e elas ficarão cinza?
·        Terá raios e trovões?
·        Por que é preciso colocar plástico filme?
·        As plantas poderão crescer e por quanto tempo elas viverão?
·        As minhocas terão quanto tempo de vida dentro do terrário fechado?
·        Por que é necessária a utilização de todos esses materiais?
Todos os questionamentos foram sendo resolvidos à medida que os alunos puderam observar as suas experiências e através de pesquisa do professor.
Essa atividade foi apresentada para todas as turmas da escola, e a explicação de como funciona o terrário foi dada pelos próprios alunos, por àqueles de demonstraram interesse e “coragem”.
Outra atividade bem interessante foi à produção de picolé, que teve como objetivo explicar o processo de solidificação e fusão. A idéia inicial foi fazer picolé de coco, mas as crianças tiveram a vontade e curiosidade de fazer com suco em pó e eles mesmos trouxeram os pacotinhos. Foi super divertido e muitas perguntas surgiram. O mais interessante foi que quiseram fazer picolé de gelatina, devido à maneira como a mesma é feita, que endurece sem estar no freezer. Então, os próprios alunos trouxeram pacotes de gelatina e lá fomos nós: fazer mais picolé. Durante a produção, mais perguntas:
·                   Por que a gelatina endurece com água quente?
·                   Por que precisa dividir em água quente e fria para produzir gelatina?
·                   Se para uma caixinha de gelatina foi usada determinada quantidade de água, quanto foi preciso de água quente e fria para seis caixas?
·                   Por que a mamãe mede a quantidade de água e a professora não mediu?
Trabalhamos em sala com estes questionamentos e foi muito interessante este trabalho, houve envolvimento de quase todo o grupo, principalmente no momento de provar o picolé. Todos se divertiram muito.


Vários gêneros literários fizeram parte deste projeto como:
·                   Música: utilizamos a de Guilherme Arantes, “Planeta Água”. Uso do dicionário para encontrar as palavras complexas e interpretação textual através do desenho.
·                   Receita: para trabalhar ingredientes e modo de fazer do picolé de coco, suco e gelatina;
·                   Lista: onde os alunos puderam elaborar itens de utilidade de água;
·                   Panfleto: os alunos produziram panfletos com desenhos e frases sobre a utilização correta da água;
·                   Agenda: registro de dados sobre as mudanças ocorridas no terrário;
·                   Debate: discussões sobre as perguntas e resolução de problemas;

Um comentário:

  1. Parabéns por ter criado este blog. Com certeza você terá muitos seguidores em função da relevância do seu trabalho.

    ResponderExcluir